Madonna e seu ativismo social e sexual

Nessa era digital dos streams, likes, compartilhamentos e vídeos, alguns (grandes importantes deuses )  artistas são deixados de lado pelo simples fato de não acompanharem todas essas novidades. Eu estou falando dos artistas que surgiram na década de 80, especificamente de Madonna precisamos  falar hoje ( na verdade devemos sempre) e de importância para o mundo e como ela mudou o comportamento de toda uma geração.

Resultado de imagem para madonnaResultado de imagem para madonna

Madonna surge na cena lá por volta dos anos 80 com o hit  "Everybody" que não demorou muito e virou sucesso nas pistas de dança, e a partir deste momento Madonna lança seu nome pro mundo literalmente e juntamente com  ele nasce seu ativismo social, religioso e sexual( quando digo  que esse ativismo dela nasce a partir desse momento é porque é nessa ocasião ela leva seu ativismo através da arte para as pessoas, porém nossa queen é ativista desde sempre é só dar uma olhada em sua time life). Na década  em que nossa rainha traça seus primeiros passos, está acontecendo simultaneamente a guerra fria, atentados ao Oriente Médio, a década perdida para a América latina e descoberta da aids, e você deve tá se perguntando porque eu estou falando disso tudo  e como que isso tem relação com Madonna?  Pois bem tudo isso e mais um pouco é o que formou artisticamente nossa diva-mor , pra quem é fã sabe do que eu estou falando e para você que não é muito fã ou na sabe nada, eu lhe explico.

Resultado de imagem para madonna 1983

Como é de conhecimentos de todos , a mulher sempre esteve e está ( embora o movimento social cobre consciência da população,  e ainda mesmo assim temos casos de machismo e sexismo em desfavor das minorias) coadjuvando em todas as áreas possíveis e quando do surgimento de nossa querida não foi diferente, mas todavia quando o mundo conhece o nome MADONNA conhece também uma ATIVISTA eis ai a grande diferença dela para outras cantoras que surgem nesse momento e outras que surgiram tempos atrás, ela não foi mais um rosto bonitinho na cena musical e muito menos uma capa de revista ela revolucionou a cena artística  e provocou toda uma geração.  Ã‰ nesse estágio que a a música pop muda drasticamente e para melhor, é agora que vamos ouvir falar de religião, aborto, sexismo, gay e o empoderamento feminino em músicas e para melhorar de vez a situação essa mudança toda ocorre em um dos ritmos mais popular da América do Norte.

No seu segundo álbum de estúdio LIKE VIRGIN , uma das músicas é like virgin no qual ela fala "         Like a virgin, hey
                  Touched for the very first time
                  Like a virgin
                  With your heartbeat
                  Next to mine "

Que por uma leitura superficial me remete à uma mulher que é tocada a primeira vez com amor, pois antes nunca fora tocada assim, mas você pode está pensando agora o que tem de mais nessa letra e o que tem de revolucionário? Pois bem , ano de 1984 e as mulheres ainda se casavam arranjadas por suas famílias e como presente desse arranjo para seu respectivo marido era dada sua virgindade, na época nossa Madge foi acusada por conservadores de incentiva que as mulheres fizessem sexo antes do matrimônio e de destruição da família tradicional e a igreja o acusava de heresia. Isso tudo porque foi levantando questões como essas e questionamentos para tais práticas, a nossa Madge se torna referência nesse empoderamento feminino e é ícone em comportamento e moda para as mulheres nessa altura. 

 Imagem relacionada Imagem relacionadaImagem relacionada



Like Virgin é uma das muitas músicas exemplos que faz da nossa querida ser essa ativista que todos o respeitam, contudo não é só na música que ela luta é também em seus discursos e aparições públicas, as suas falas sempre estão entonadas e repletas de luta e ativismo para as minorias sexuais e sociais. Voltando para a década de 80, quando logo foi descoberta a aids e o total desconhecimento sobre o mesmo e que afetava diretamente a comunidade gay , Madonna foi ativista na questão e levantou a bandeira do anti-preconceito, e em seu ativismo gay foi a primeira a suscitar questões como a homofobia e visibilidade para a comunidade gay quando que na década de 90  trouxe para os palcos a dança vogue - estilo de dança marginalizado e dançados por negros e gays- para desmitificar e viabilizar o negro e o gay que por ora era marginalizado.

Imagem relacionada 

É inegável a contribuição de Madonna pra música e além disso para o comportamento social  e pensamento critico de toda uma geração que a partir de sua estreia para o mundo repensa suas formas e atitudes, ela reinventou a moda e estilos, e revolucionou a forma de como a música iria chegar nas pessoas e como isso impactaria em suas respectivas vidas. É por isso e por outras coisas, considero-a como uma grande expoente e porque não política desde sempre.  

+ Male Romper em alta e onde achar


E isso não é tudo, tem muito mais ações e intervenções de Madonna com seu ativismo social e sexual. A intenção desse post é divulgar e enaltecer o trabalho artístico e humanístico dessa mulher exemplar em sua vida pública, pois fez dela um templo da política no qual se discute e quebra todos os tabus prováveis , isso é o jeito ser Madonna de ser. Então se você conhece sabe do que eu estou falando, e se vc não a conhece profundamente lhe convido para pesquisar mais sobre essa fantástica mulher e descobrir o mundo através dela. E por fim encerro esse pseudo texto como uma discurso dela sobre sua vestimenta em um evento : "


“Nós lutamos e vamos continuar a lutar pelos direitos civis e direitos dos gays ao redor do mundo. E quando se trata dos direitos das mulheres, ainda estamos na Idade das Trevas. Meu figurino no baile de gala do Met foi uma afirmação política, bem como uma afirmação da moda. O fato das pessoas acreditarem que uma mulher não pode expressar a sua sexualidade e se aventurar passada uma certa idade, é a prova que vivemos ainda numa sociedade sexista e que não aceitam mulheres envelhecendo. Eu nunca pensei de forma limitada e jamais começarei a pensar assim. Não podemos efetuar mudanças sem correr riscos por ser destemido. É assim que mudamos a história. Se você vê algum problema na forma como eu me visto, isso é apenas um reflexo do seu preconceito. Eu não tenho medo de abrir o caminho para todas as outras que estão atrás de mim. Como a Nina Simone disse certa vez, a definição de liberdade é ser destemido, nunca ter medo. Continuo sem remorso e uma Rebelde nessa vida e em todas as outras. Junte-se a minha luta por gênero. Igualdade Não podemos efetuar mudanças sem correr riscos por ser destemido. É assim que mudamos a história. Se você vê algum problema na forma como eu me visto, isso é apenas um reflexo do seu preconceito. Eu não tenho medo de abrir o caminho para todas as outras que estão atrás de mim".




Então lembre-se have a magical day yolo !

Curta,compartilhe, comente e mande esse link para seus amigos.

#Madonna #Colorindoai #LgbtQ #Proud #Pride 




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.